Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do IFSP conquistam 28 medalhas e 258 menções honrosas na OBMEP 2022

  • Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 18h48
  • Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 18h49
  • Acessos: 790

A 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas teve mais de 18 milhões de inscritos

Mais uma vez, estudantes do IFSP se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Na 17ª edição da competição estudantil, foram conquistadas 28 medalhas: 2 de ouro, 10 de prata e 16 de bronze, além de 258 certificados de menção honrosa, no grupo de alunos do Ensino Médio (nível 3).

Maria Julia Akemi Kogure Monfredini Bessa, de 17 anos, foi uma das medalhistas de ouro dessa edição da OBMEP. Ela cursa o técnico integrado em Automação Industrial, no Câmpus Sertãozinho do IFSP, e também conquistou uma medalha de ouro em 2021.

obmep-maria-julia_1.jpeg

Maria Julia Bessa, do Câmpus Sertãozinho, uma das medalhistas de ouro de 2022

“Ser medalhista de ouro foi muito gratificante e motivador, pois, dessa forma, pude ver o resultado do esforço e insistência. No início, eu tinha bastante dificuldade em assuntos básicos de matemática, e quando me deparava com as provas da OBMEP, passava muito tempo pensando em uma única questão e, às vezes, não conseguia resolvê-la. Em algumas situações, duvidei da minha capacidade, mas insisti e esse ano conquistei a medalha”, relata Maria Julia.

Ela também conta que seu interesse pela matemática se acentuou graças à própria olimpíada. Essa já era a disciplina favorita dela, mas antes de participar de competições, não se importava em ir além das boas notas na escola. “Em 2019, eu havia ganhado menção honrosa, mas conhecia colegas que ganharam premiações melhores. Isso me motivou a tentar melhorar, então procurei materiais e aulas na internet. Revi vários assuntos de anos anteriores, o que me possibilitou compreender bem melhor a matéria, e, cada vez mais, fui me aprofundando e buscando conteúdos mais difíceis. Entender a matemática me fez vê-la com outros olhos, e quanto mais eu aprendia mais ela ficava bonita”.

Em 2022, a OBMEP teve mais de 18 milhões de alunos inscritos, de 54 mil escolas de todo o Brasil. Participaram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Eles foram divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. A primeira fase aconteceu no mês de junho e a prova final, da segunda fase, em outubro.

Os medalhistas da OBMEP podem se inscrever para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) 2023; é um programa que oferece a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, bem como promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Criada em 2005, a competição é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, com realização pelo IMPA e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, além disso é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Confira os estudantes premiados:

Ouro

Giovani Firmino Mota – Câmpus Boituva

Maria Julia Akemi Kogure M. Bessa – Câmpus Sertãozinho

Prata

Andre Bonfiglio Pereira Giordani – Câmpus São Paulo

Felipe Marciel Bonfim de Araujo – Câmpus São Miguel Paulista

Guilherme Faria da Silva – Câmpus Sertãozinho

Henrique Fernandes Casagrande – Câmpus Pirituba

Iara Lie Lourenco Fukuda – Câmpus Registro

Leonardo Jaques Franco – Câmpus Capivari

Lucas Peixoto Gonçalves – Câmpus São João da Boa Vista

Luis Gabriel Belotti Simionato – Câmpus São João da Boa Vista

Patricky Kenji Yamanaka – Câmpus Suzano

Rodrigo Lyusei Suguimoto – Câmpus São Paulo

Bronze

Alison Almeida Sousa – Câmpus São Paulo

Cauê Spanger – Câmpus Sertãozinho

Diego Castillo Churata – Câmpus São Paulo

Eduardo Cauan da Silva Santos – Câmpus São Paulo

Eduardo Henrique Soares Campos – Câmpus Bragança Paulista

Elam Rufino dos Santos – Câmpus São Paulo

Enzo Santos Pereira – Câmpus Itapetininga

Gabriel Ribeiro dos Santos – Câmpus Guarulhos

Gustavo Gabriel De Oliveira – Câmpus Hortolândia

Henrique Vieira Lima Ifsp – Câmpus Sertãozinho

Lucas das Chagas Pereira – Câmpus Campos do Jordão

Natasha Alves Caetano – Câmpus Sertãozinho

Thiago Issao Hashimoto Ido – Câmpus São Paulo

Tiago de Oliveira Masetti – Câmpus São João da Boa Vista

Victor Moreli dos Santos – Câmpus Sertãozinho

Victoria Miki Fuji – Câmpus Salto

Menções honrosas:

http://premiacao.obmep.org.br/17obmep/verRelatorioPremiadosMencao-SP.3.do.htm

Saiba mais sobre a OBMEP.

Notícia publicada originalmente no Portal do IFSP em 05 de janeiro de 2023, disponível no link: https://ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/3469-alunos-do-ifsp-conquistam-28-medalhas-na-obmep-2022

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página