IFSP firma parceria com Museu Casa de Portinari

• Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 19h16
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 20h04

Iniciativa pretende incentivar práticas educativas que envolvam arte, cultura, história e linguagens

FOTO 1

Aconteceu na noite de ontem (17), no Câmpus Sertãozinho, a cerimônia de assinatura do termo que celebra a parceria entre o IFSP e o Museu Casa de Portinari. O reitor, Silmário Batista dos Santos, e a pró-reitora de Extensão, Gabriela Arduino, estiveram presentes no evento, e foram recebidos pelo diretor-geral do câmpus, Paulo Sergio Calefi.

A parceria visa ao desenvolvimento do projeto “Pesquisa, Desenvolvimento e Formação de Educadores com o Museu Casa de Portinari”. O objetivo da iniciativa é pesquisar e desenvolver materiais e práticas educativas que promovam a formação integral de servidores e estudantes do Câmpus Sertãozinho e dos visitantes do museu, nas áreas de arte, cultura, história e linguagens.

FOTO 2

De acordo com Silmário, as primeiras ações da parceria preveem visitas técnicas dos alunos do câmpus ao museu, como forma de estimular a cultura. Também estão previstos no projeto a elaboração de artigos científicos descrevendo processos e resultados das pesquisas realizadas, bem como a oferta de cursos de extensão e de línguas para os funcionários e colaboradores do museu, além do desenvolvimento e compartilhamento de know-how em práticas educativas para a formação e a inclusão artística e social.

Museu Casa de Portinari – O museu, localizado no município de Brodowski, é gerido pela Organização Social de Cultura — Acam Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari). As instalações se encontram na casa em que Candido Portinari morou na infância e na juventude, e para qual costumava retornar a fim de passar temporadas com a família e os amigos.

CAPA

Notícia publicada originalmente no Portal do IFSP em 18 de agosto de 2022