Licenciaturas

Destina-se a preparar professores que pretendem dedicar-se ao magistério na Educação Básica. Sua estruturação contempla o perfil curricular exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação, com ênfase na abordagem de conhecimentos específicos articulados à formação do profissional docente.

Química

O curso superior de Licenciatura em Química tem como objetivo principal formar professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio. Este profissional também poderá atuar no Ensino Superior, desde que ele dê continuidade à sua formação acadêmica, através dos programas de Pós-Graduação. O licenciado em Química terá uma formação acadêmica generalista, porém sólida e abrangente em conteúdos das diversas áreas da Química, além de ter domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a mediação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Estará apto para abordar os conteúdos de ensino de modo contextualizado, estabelecendo um diálogo permanente com as outras áreas do conhecimento, buscando a interdisciplinaridade. Além da docência na área de Química, o licenciado será capaz de elaborar e conduzir atividades de divulgação científica e exercer demais atividades da área Química (pesquisa, extensão, laboratório e indústria) que sejam compatíveis com as suas habilidades, competências e atribuições. O curso de Licenciatura em Química tem duração de 4 anos (8 semestres), sendo oferecido no período matutino. Serão ofertadas, anualmente, 40 vagas, e o ingresso se dará por meio do SISU. Os candidatos às vagas deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Documentos atuais

Estrutura Curricular

Projeto Pedagógico do Curso

Resolução 139/2016 - Aprova a reformulação da Licenciatura em Química

Documentos de 2012 - 2016

Estrutura Curricular (2012-2016)

Projeto Pedagógico do Curso (2012-2016)

Ementa - Licenciatura em Química - Semestral

Tábela de Pré-Requisitos Licenciatura em Química

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química: Profa. Dra. Keila Angelica Peron

Letras

O Curso Superior de Licenciatura em Letras com dupla habilitação: Português e Inglês visa formar professores que estarão aptos a atuar em duas frentes da educação básica: no ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa. Objetiva, também, formar professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas com amplo domínio linguístico, capazes de problematizar e produzir diferentes formas de linguagens em contextos orais e escritos, de maneira competente e crítica. Pretende, ainda, estimular a formação de professores-pesquisadores, incentivando-os a participar de grupos de pesquisa, a realizar projetos de iniciação científica, a produzir trabalhos acadêmicos e a participar de eventos da área. São ofertadas, anualmente, 40 vagas para o período matutino e o curso tem duração de 8 semestres. Os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio ou equivalente e as vagas oferecidas são preenchidas por meio do Enem/Sisu.

Estrutura Curricular

Projeto Pedagógico

Resolução 69/2016 - Aprova a implantação do curso de Licenciatura em Letras no Câmpus Sertãozinho

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Profa. Dra. Andréia Dias Ianuskiewtz