Engenharias

Engenharia Mecânica

O Engenheiro Mecânico é um profissional de formação generalista, que atua em estudos e em projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas. Além disso, coordenada e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em suas atividades, considera aspectos referentes à ética, à segurança, à segurança e aos impactos ambientais.

Estrutura Curricular Engenharia Mecânica Sertãozinho

PPC Engenharia Mecânica

Representação Grafica Perfil de Formação Mecânica

Resolulção 751/2012 - Aprova o curso de Engenharia Mecânica

Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica: Prof. Dr. João Paulo Colafemina

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com o estudo e a aplicação de eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo. Os principais campos de atuação destes profissionais, limitados à sua formação curricular, são: geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; máquinas elétricas; equipamentos e materiais elétricos e eletrônicos; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; sistemas de comunicação e telecomunicações; controle e automação de equipamentos, entre outros campos afins e correlatos. O curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Sertãozinho do IFSP, com duração mínima de 5(cinco) anos e em período integral, visa formar profissionais com capacidade técnica e perfil empreendedor. O estudante obterá o título de Engenheiro Eletricista; com opção de aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Eletrônica e Computação e/ou Sistemas de Energia e Automação, com currículo semelhante aos desenvolvidos nos grandes centros nacionais e internacionais de ensino. O curso busca impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, por meio de parcerias com empresas e instituições educacionais, para realizar pesquisa e desenvolvimento dos produtos, visando sempre o desenvolvimento cientifico dos alunos, o bem da comunidade e respeito ao meio ambiente.

Grade Curricular

PPC do Curso

Resolulção 66/2016 - Aprova o curso de Engenharia Elétrica

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica: Prof. Me. Pio Antonio de Figueiredo