Curso para Formação de Professores para o Ensino das Relações Étnico-Raciais: etnia negra

• Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 05h23
  • Última atualização em Segunda, 23 de Julho de 2018, 10h23

No dia 25 de junho, no município de Barrinha-SP, ocorreu o encerramento do Curso de Formação de Professores para o Ensino da Relações-Étnico-Raciais, que atendeu professores da rede municipal de ensino. O curso realizado no período de março a junho de 2018, foi resultado de um acordo de cooperação entre o Instituto Federal de São Paulo – câmpus Sertãozinho representado pelo Diretor de câmpus Eduardo André Mossin e a Secretaria Municipal de Educação representada pelo Secretário de Educação Marcos André Goulart. Com duração de quarenta horas, o curso ministrado pela professora Esp. Elisandra Pereira, NEABI-IFSP Sertãozinho, sob coordenação da professora Dra. Marília Guimarães Pinheiro – IFSP Sertãozinho, teve como objetivo promover juntos a esses profissionais, a desconstrução de conceitos racistas relacionados a história e cultura africana e afrobrasileira. Para tanto foram desenvolvidos conhecimentos sobre o continente africano em períodos anteriores e posteriores ao processo de escravização, a resistência negra no Brasil, a política do branqueamento, o conceito de branquitude, a Lei 10.639/2003, a influência do racismo no ambiente escolar e sobre a importância da representatividade dos negros. Além do conhecimento dos fatos históricos, os alunos-professores também realizaram oficinas pedagógicas sobre as bonecas negras Abayomi, e de turbantes. O resultado do curso foi extremamente satisfatório, segundo relatos dos alunos-professores, o curso não só os modificaram como profissionais, mas principalmente como indivíduos sociais, tornando-os mais sensíveis as questões relacionadas a história africana, afrobrasileira, mais humanizados e motivados a colaborar para o combate ao racismo, tanto no ambiente escolar, como também, familiar e social. Seguem imagens dos alunos-professores ao longo do curso.