Formação de Docentes para Graduados não Licenciados

Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 20h25 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h26 | Acessos: 19149

Sobre

O curso de Formação de Docentes para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho espera formar docentes capazes de compreender os processos históricos que influenciam as práticas e as concepções educacionais e pedagógicas. Para tanto, o curso tem como proposta ofertar educação profissional, científica e tecnológica orientada por uma práxis educativa que efetive a formação integral e contribua para a inclusão social, o desenvolvimento regional, a produção e a socialização do conhecimento. Assim como,  pretende formar professores que sejam capazes de reconhecer a realidade identificada no Projeto Político Pedagógico da Instituição onde atua / irá atuar, enfrentando suas contradições e opinando, refletindo e questionando sobre esses contextos sociais numa perspectiva de (re)elaboração, criação e crítica contribuindo, desse modo, para a formação do cidadão crítico e consciente, capaz de intervir conscientemente no mundo do trabalho e se envolver com a transformação do mundo que vive.

Área de Atuação

O egresso do curso de Formação de Docentes para Graduados não Licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Sertãozinho está habilitado a trabalhar como professor e provido de conhecimentos e competências para planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao ensino da área na qual possui graduação. Assim como, contará com sólidos conhecimentos sobre a estrutura  e  funcionamento  da  educação  escolar  em suas dimensões históricas, políticas, econômicas, filosóficas, sociais e culturais, de modo, que seja capaz de   traçar estratégias pedagógicas que deem conta de atender as múltiplas complexidades da práxis educacional.  O aluno egresso será capaz de estabelecer relações com diversas áreas de conhecimento e  propor  estratégias para transposição do conhecimento científico e acadêmico em saber escolar prezando pelo desenvolvimento do educando, sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Duração do curso

3 semestres (1 ano e meio)

Turno

Curso presencial com aulas às sextas-feiras (das 7h às 18h).

40 vagas ofertadas no 2º semestre do ano

Requisito

Curso Superior Completo (Bacharelado ou Tecnológico) em qualquer área

Coordenadora:  Profa. Dra. Michele C. Cruz Costa

Conheça mais sobre o curso

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados é constantemente atualizado pelo Corpo Docente, visando à adequação às DCNs,a diretrizes institucionais e governamentais, bem como primando pela atualização e qualidade do curso. As alterações feitas consideram diretrizes políticas e pedagógicas em vigor, as novas demandas do mundo do trabalho,  o perfil profissional do egresso, a estrutura curricular, o contexto educacional, características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso.

Em 2021 o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e o Colegiado do Curso iniciaram a reformulação do curso de acordo com as Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), Resolução nº 02/2019 do Conselho Nacional de Educação (https://encurtador.com.br/nvPU0).

Assim, em 2023 foi finalizada a reformulação e no segundo semestre o curso começa a funcionar com nova organização, seguindo o novo marco regulatório para a formação de professores.

Arquivo Portaria de Reconhecimento do Curso 2015

Arquivo – Projeto Pedagógico do Curso 2017 - Versão atualizada