Técnico em Automação industrial

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 10h10 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h35 | Acessos: 14620

CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Novo PPC ingressantes a partir de 2023

Características do Curso

Modalidade: Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio.

Duração: 4 anos.

Estágio: Optativo.

Turnos e horários: 1º, 2º e 3º anos vespertino das 13h00 às 18h00 e 4º ano matutino das 07h00 às 12h00.

Coordenador: Prof. Dr. Bruno Secco Faquin

Sobre

O curso é Integrado, isto é, em quatro anos o aluno concluirá o Ensino Médio e o Curso Técnico em Automação Industrial. A Automação Industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

Área de Atuação

O técnico executa manutenção por meio de componentes de um sistema de automação industrial, digitais ou analógicos; instala e configura sistemas automáticos baseados em CLP e em sistemas de aquisição de dados; instala e gerencia redes industriais baseadas em diversos protocolos; adapta programas para processos de fabricação e realiza montagens e atualizações em sistemas de automação de processos industriais: CNC e robóticos; especifica, instala instrumentos de medida pressão, vazão, temperatura, nível, ph etc. Planeja e controla processos de produção e de manutenção, opera máquinas, equipamentos e instrumentos comandados por sistemas convencionais ou automatizados: coordena equipes de manutenção e de assistência técnica; indica e/ou aplica técnicas de conversão, transformação e distribuição de energia necessária aos processos produtivos; realiza medições e ensaios, visando à melhoria da qualidade de produtos e serviços da planta industrial.

Histórico

Os cursos integrados do campus foram criados ainda na época do CEFET. Os responsáveis pela elaboração e implantação dos novos cursos à época, fizeram uma minuciosa consulta e análise das necessidades do mercado local e regional no ano de 2006, conforme relato em consulta pessoal aos referidos docentes e transcrição do PPC: “Foram realizados encontros e entrevistas com profissionais responsáveis pela área de produção industrial e com gerentes ou diretores de Recursos Humanos de empresas pertencentes aos setores sucroalcooleiro, da indústria química e energética e fornecedores de equipamentos, entres as quais destacamos as Usinas Santo Antônio S.A, Cia. Energética Santa Elisa, J.P. Indústria Farmacêutica S.A., Fertron Controle e Automação Industrial Ltda. e SMAR Equipamentos Industriais. Além disso, foram realizados palestras e debates na escola com os vários segmentos da sociedade local.

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

O PPC foi elaborado no ano de 2007, aprovado pela Resolução do Conselho Diretor nº 245/07, de 04/09/2007, e o curso efetivamente implantado em 2008. O curso passou por reformulação e em 2023 novo PPC foi aprovado pela Resolução Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De São Paulo nº 182/2023, de 7 de março de 2023 e implantado em 2023.

registrado em: ,