Diversidade

A diversidade pode e deve ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos em sociedade.

Nesta perspectiva as diferenças, e suas expressões, são experiências naturais da vida em sociedade. Enxergar a diferença como uma inadequação dos valores estabelecidos por um grupo social ou cultura gera uma série de comportamentos inaceitáveis no relacionamento entre os indivíduos:o preconceito, a discriminação e a intolerância. Estes comportamentos, infelizmente, ainda são encontrados com frequência e refletem em violência e exclusão social.

Compreender a diversidade como um processo de construção da identidade, assim como (re)construir valores e atitudes para melhor convivência e respeito entre todos,  ensinar a importância desse respeito no ambiente escolar e fora dele é fundamental para que sejamos pessoas conscientes de nossos atos. Todos, independentemente de raça, gênero, cor, idioma, nacionalidade, sexualidade, deficiência, merecem e devem ser respeitados. A diversidade traz riqueza de experiências, podemos aprender muito com as diferenças, ao invés de criticá-las devemos crescer com elas. Diga não ao preconceito, a discriminação e a intolerância. Viva a diversidade em todos os sentidos! Assista ao vídeo da Prof. Vânia e faça uma reflexão sobre suas ações em prol de uma sociedade mais inclusiva.