A equipe do Campus Sertãozinho do IFSP foi a campeã da MECA organizada pela Mitsubishi Electric Brasil.

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h05
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 16h32

Na primeira edição brasileira da competição MECA (Missão, Execução, Comunicação e Realização), promovida pela Mitsubishi Electric, dois projetos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) se destacam. A MECA envolve instituições de ensino de Engenharia, Automação Industrial e áreas correlatas, desafiando equipes de estudantes a criar soluções inovadoras com produtos da empresa.

A competição, que convidou cerca de 150 instituições, recebeu projetos de mais de 50 delas. Entre os 15 finalistas, quatro eram do IFSP, representando os campi de Bragança Paulista, Guarulhos, São Paulo e Sertãozinho.

O projeto do Campus Sertãozinho, intitulado: “Proposta de Diagnósticos Inteligentes Softsensor para Máquinas Rotativas - Campus Sertãozinho, que conta com a equipe composta por Alexandre Bernal, Guilherme Marchi e Pedro Sampaio, orientados pelo professor André Luís Dias, busca desenvolver um método de remoção de informações de saúde de máquinas rotativas. Utilizando dados da Mitsubishi, o projeto emprega softsensors e tecnologias como Edge Computing e Internet das Coisas para detectar falhas em equipamentos.

No final da competição, os projetos dos campi Sertãozinho e Bragança Paulista empataram tecnicamente. Contudo, por uma diferença mínima, a equipe de Sertãozinho conquistou o primeiro lugar entre os competidores de nível superior.

O Campus Sertãozinho receberá um Conjunto de Robô Industrial Melfa, e terá direito a um notebook e uma vaga de estágio de férias de três meses na Mitsubishi Electric do Brasil. A cerimônia de estreia foi marcada pela alegria da equipe, que destacou o nível elevado da competição e a colaboração dos professores do IFSP.

Alexandre Bernal, estudante de Engenharia, expressou sua gratidão pela oportunidade de aprendizado proporcionada pelo evento. Pedro Sampaio, outro membro da equipe vencedora, acabou por ter a surpresa e a gratificação de ter sido premiado.

A competição e a premiação aconteceram entre os dias 7 e 8 de novembro. Nesse período os estudantes tiveram que montar, apresentar e demonstrar a execução dos seus projetos ao comitê avaliador, que foi composto por gestores de diversas áreas da companhia. Na avaliação foram aplicados critérios como criatividade e inovação dos projetos, além da facilidade de operação e viabilidade, assim como a didática utilizada por cada equipe para a sua apresentação, com trabalhos bem discriminados, incluindo desenhos e diagramas para compreensão plena por parte do comitê.

Fabiano Lourenço, presidente da Mitsubishi Electric Brasil e ex-aluno do IFSP, elogiou o nível dos projetos e a diversidade de soluções. Ele destacou a interação positiva com as equipes durante as sessões de suporte e enalteceu a experiência produtiva da competição.

Publicado originalmente pela Dicom, em 10 de novembro de 2023. Disponível no site: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4130-projetos-do-ifsp-se-destacam-e-conquistam-premios-na-competicao-meca-brasil-2023