Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROGRAMA AUXÍLIO PERMENÊNCIA

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 07h37 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 13h48 | Acessos: 1427

O que é / Modalidades

O que é?

Programa executado com verba repassada a todos os campi do IFSP pelo MEC, por intermédio da Política Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, disponibilizando valore mensais em dinheiro para auxiliar nas despesas do estudante com alimentação, moradia, transporte, material didático, creche.

Qual é o objetivo do Programa de Auxílios PAP?

Promover a permanência do estudante da instituição de ensino, atenuando os efeitos das desigualdades socioeconômicas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico, na intenção de prevenir e reduzir a evasão e retenção escolar.

Quem pode ser atendido/participar?

O Programa de Auxílio Permanência – PAP é destinado aos estudantes regularmente matriculados neste campus, em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, que tenham cursado escola pública e que tenham renda per capita de até no máximo 1,5 salários mínimos. Renda per capita é a soma de todos os rendimentos da família, dividida pela quantidade de pessoas que compõem esse grupo familiar.

Como e quando posso me inscrever?

No início das aulas de cada semestre é aberto edital para inscrição no PAP. Nos editais constam todas as informações sobre forma de inscrição, documentos obrigatórios, critérios de análise de renda e de atribuição de auxílios, direitos e deveres dos alunos participantes, entre outros.

Como participar?

No Campus Sertãozinho, o setor responsável pela execução da Política de Assistência Estudantil do IFSP é a Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), composta por uma equipe técnica constituída por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos em assuntos educacionais.

Para informações sobre critérios, período de inscrições, abertura de editais, dentre outras; você poderá acessar as informações sobre Assistência Estudantil disponibilizadas no site, nos canais de comunicação do campus (COMUNICA), bem como procurar os profissionais da CSP.

Tipos de Auxílio*

*Os campi disponibilizam os auxílios de acordo com a verba recebida e a possibilidade de atendimento aos estudantes, não sendo obrigatório a oferta de todos os tipos de auxílio

Auxílio Alimentação: É um auxílio financeiro que tem por objetivo garantir e disponibilizar condições de que o estudante usufrua de ao menos uma refeição por dia. É pago mensalmente, e caso o aluno não frequente as aulas todos os dias ele poderá ser oferecido de forma parcial, calculado pela quantidade de dias que o aluno frequenta a aula.

Auxílio Creche (apoio aos estudantes pais e mães): Tem o objetivo de disponibilizar auxílio financeiro a estudantes pais e mães de crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias. O auxílio será pago a um único filho. Caso o estudante tenha filho com necessidades especiais comprovadas por laudo médico, o auxílio poderá ser pago mesmo que a idade seja superior à citada anteriormente.

Apoio didático-pedagógico: É um auxílio financeiro que tem o objetivo de contribuir para que o aluno possa comprar materiais didáticos referentes à disciplina do curso ou a projetos que realizam. Será concedido uma vez ao semestre.

Auxílio Moradia: É um auxílio financeiro que tem o objetivo de contribuir para que o aluno possa arcar com as despesas de aluguel. Será pago mensalmente e se destina aos estudantes cuja família não resida no município em que está situada a unidade do IFSP em que ele estuda, ou que resida a uma distância acima de 50 km do câmpus.

Auxílio Transporte: É um auxílio financeiro, pago mensalmente, que tem o objetivo de contribuir para que estudante possa custear o seu deslocamento até o câmpus. O valor do auxílio transporte será calculado com base nas tarifas diárias do transporte público.

Auxílio Saúde: Tem por objetivo atender estudantes que apresentem problemas de saúde que comprometam o seu desempenho acadêmico. Prioritariamente serão atendidas situações em que houve dificuldade no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esse auxílio tem caráter emergencial, podendo ser solicitado quando necessário.

Para entrar em contato, envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página