Mapa concede a laboratório de Sertãozinho registro de cervejaria

• Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h46
  • Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 16h46

O registro concedido pelo Mapa permite que o excedente da produção seja comercializado

Na semana passada, após processo eletrônico e vistoria presencial, a planta piloto do Campus Sertãozinho recebeu o registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como cervejaria. Este é o primeiro laboratório do Brasil a conquistar o registro.

De acordo com o professor Jean Rodrigues, que coordena o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejeira do IFSP — Campus Sertãozinho, o registro é essencial, pois garante que a cervejaria cumpre todos os requisitos legais em relação a equipamentos, instalações e processos; além disso, permite que o IFSP possa comercializar seu excedente de produção e apoiar ainda mais seus alunos egressos e o arranjo produtivo local.

"Foi um trabalho de muitas pessoas, envolvendo administração, alunos e professores, em um esforço contínuo desde a reforma do espaço (em 2020). Além disso, abrangeu também manutenções, aquisições, elaboração de documentos, procedimentos, manuais, entre outros requisitos que uma cervejaria deve atender", declara Jean.

Inaugurado em 2021, o laboratório é resultado do trabalho realizado pelo campus, por meio de docentes de diferentes áreas do conhecimento, e pela Reitoria do IFSP, que promoveu a aproximação entre a Instituição e o arranjo produtivo local.

O espaço foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o crescimento de toda a cadeia produtiva relacionada ao setor cervejeiro, utilizando, para isso, as diversas áreas de expertise multidisciplinar.

Atualmente a planta piloto tem capacidade para produzir 750 litros de cerveja por mês. A produção é destinada à degustação entre os mestres cervejeiros e os alunos, para que a bebida atinja um alto grau de qualidade, e, agora, com o registro no Mapa, poderá ter seu excedente comercializado.

O curso Técnico em Cervejaria é ofertado desde o primeiro semestre de 2020 na modalidade subsequente ao ensino médio, uma vez que é ofertado exclusivamente a estudantes com mais de 18 anos.